Conheça alguns dos principais pontos turísticos do Município de Rio Branco

Vista da cachoeira paraíso

A cachoeira do Roncador é o principal ponto Turístico do Município e o mais explorado, principalmente nas épocas de maio a outubro e ocasionalmente em eventos esportivos, como Voley de areia, corridas de motocross e outros tipos de lazer. Alguns promovidos pela Prefeitura Municipal. Existem outros pontos turísticos como a cachoeira paraíso, que dispões de áreas muito verdes, com uma água cristalina.

Clique aqui para ver fotos mais recentes sobre os pontos turísticos.

Mais recentes


Clima

O clima dominante é o do Tipo Tropical com duas estações bem definidas, uma seca(maio à setembro) e outra chuvosa (outubro à abril). A temperatura média máxima e de 32º C e a mínima 20º C. A precipitação pluviométrica anual fica em torno de 1850 mm conforme dados observados pelo Escritório Local da Empaer.

Comunicação

Existe no Município duas torres repetidoras dos canais de televisão: TVCA (TV Centro América) retransmissora da Globo e TV Gazeta repetidora da Rede Record, ambas gerando seus sinais a partir de Cuiabá. Antenas parabólicas são aparelhos comuns de serem encontrados nas residências. O município conta com linhas telefônicas fixas, além de uma estação de Rádio Comunitária, transmitindo em Freqüência Modulada.

Divisão Territorial

O Município de Rio Branco, não possui nenhum distrito, conta com apenas comunidades que se dividem em: Comunidade do Panorama, do Córrego da Onça, do Baixo Alegre, do Roncador, da Cigarra, do Córrego do Ouro, do Baixo Cabaçal, do Médio e Alto Pito, da Pratinha e do Corgão.

Economia

AGRICULTURA A agricultura tem participação modesta frente à economia do Município. A seguir apresentaremos as culturas que apresentam maior importância: PRODUTO ÁREA HÁ PRODUÇÃO POR HA EM T PRODUTIVIDADE KG/HÁ Milho 500 1.000 2.000 Arroz 300 480 1.800 Feijão 50 22.50 450 Seringa 70 72 1.330 Dados de 12/1999. PECUÁRIA Esta atividade representa nos dias atuais, a principal atividade econômica do Município, destacando-se a pecuária de corte e leite, onde a pecuária de corte é feita por proprietários de terras de médio a grande porte e a leiteira é efetuada por pequenos[...]

Hidrografia

O Município é banhado pelos rios: Branco, Cabaçal e Bracinho, destacando-se ainda a presença do Córrego da Jibóia, Bracinho I, Córrego das Pedras, Córrego da Goiabeira, Córrego da Onça, Córrego da Cigarra, Córrego do Pito, Córrego Bracinho II e Corgão. Dentre os acima citados, o Rio Cabaçal é o de maior porte. Os rios do Município encontram-se sujeitos ao assoreamento, uma vez que o solo não possui mais sua cobertura natural e a população ribeirinha (pequenos, médios ou grandes proprietários) desrespeitam a mata ciliar.